A Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile, respondeu ao Requerimento nº 188/2025, de autoria da Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL), sobre os motivos da não implantação de faixas elevadas para pedestres e redutores de velocidade em pontos da cidade.
No documento, Villa perguntou por qual motivo, mesmo após o envio de dezenas de Indicações enviadas pela Câmara, a Prefeitura Municipal ainda não implantou faixas elevadas para pedestres e redutores de velocidade nos seguintes locais: Avenida da Integração, em frente ao Poupatempo; Avenida da Integração, no cruzamento com a Rua 17; Avenida João Amadeu, em frente à Santa Casa de Misericórdia de Jales; Rua Nova Iorque, em frente à Escola Estadual “Prof.ª Jacira de Carvalho da Silva”, e Avenida José Rodrigues, em frente à Escola Aquarela/COC, no Jardim do Bosque.
Outra dúvida da Edil no Requerimento foi se há previsão orçamentária e cronograma de execução para a construção dessas faixas elevadas e de redutores de velocidade. Em caso afirmativo, quis saber qual é o prazo estimado para o início das obras.
Por fim, Villa indagou se a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública possui levantamento técnico atualizado indicando os locais com maior índice de acidentes e riscos à travessia de pedestres, a fim de embasar tais intervenções.
Em ofício, Faile disse que a Pasta realiza, de forma contínua, estudos técnicos para avaliar a necessidade de implantação de dispositivos de segurança viária, como faixas elevadas, em pontos estratégicos do município, e explicou que a prioridade é dada a locais de grande circulação de pedestres, como unidades de saúde e escolas, buscando conciliar segurança, acessibilidade e fluidez do tráfego.
“Com relação às áreas citadas, já foram incluídas nas análises preliminares conduzidas pela Secretaria, que servirão de base para futuros planejamentos de intervenção”, informou a Secretária, acrescentando que atualmente encontra-se em andamento uma análise de viabilidade técnica e legal para execução dessas obras, em articulação com a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, responsável pela execução física das intervenções.
“Da mesma forma, está em avaliação a implantação de faixas elevadas defronte às escolas municipais, em consonância com as demandas da comunidade e com as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, reforçando o compromisso da administração em garantir a segurança dos alunos, pedestres e demais usuários da via”, salientou Faile.
A Secretária ressaltou ainda que a administração municipal reafirma seu compromisso em adotar medidas preventivas e planejadas, “atuando de forma integrada e técnica para aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes nas vias públicas”.
Outros detalhes sobre o Requerimento e a resposta estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/53123.

sábado, 01 de novembro de 2025 
