Foi aprovado por unanimidade na 1810ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Projeto de Decreto Legislativo nº 12/2024, de autoria do Vereador Ricardo Alexandre Fernandes Gouveia, que concede o Título de Cidadão Jalesense ao Tenente-Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Luís Carlos Cobacho Presutto. A Casa Legislativa fará a entrega da honraria em futura Sessão Solene.
A homenagem se dá, segundo a propositura, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade de Jales ao longo de sua ilustre carreira na área de segurança pública e, posteriormente, na advocacia.
No documento, constam também as seguintes informações: “Nascido em 19 de janeiro de 1969, na zona rural do município de Guarani D'Oeste, Estado de São Paulo, Luís Carlos Cobacho Presutto, desde cedo, declarou dedicação aos estudos e ao serviço à sociedade. Após concluir o ensino fundamental e médio na Escola Estadual da cidade de Ouroeste/SP, graduou-se em Ciências Físicas, Biológicas e Matemática pela Fundação Educacional de Votuporanga, em 1989. Contudo, foi na área de segurança pública que construiu sua vida.
Em 1993 formou-se na renomada Academia de Polícia Militar do Barro Branco, destacando-se como primeiro colocado entre 173 alunos, sendo declarado Aspirante a Oficial. No ano seguinte, foi promovido a 2º Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e, em 1995, concluiu o Curso de Bombeiros para Oficiais, adquirindo, em outubro do mesmo ano, o comando do Corpo de Bombeiros de Jales.
Durante treze anos à frente do Corpo de Bombeiros de Jales, o Tenente-Coronel Presutto desempenhou um papel fundamental na segurança da população, coordenando operações de resgate, prevenção e combate a incêndios, além de promover ações educativas e sociais que impactaram positivamente a comunidade jalesense. Seu trabalho incansável e sua liderança firme contribuíram para a consolidação do Corpo de Bombeiros como uma instituição de excelência.
Paralelamente à sua atuação na segurança pública, Luís Carlos Presutto continuou investindo em sua formação acadêmica, graduando-se em Direito pelas Faculdades Toledo de Araçatuba, em 2000, e sendo aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) em 2001. Em 2012, concluiu o Mestrado em Segurança e Ordem Pública, o que reforçou ainda mais a sua capacidade técnica e liderança no setor.
Em 2008, foi promovido a Capitão e nomeado Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar em Jales, cargo que exerceu com distinção até 2014, quando foi promovido a Major e nomeado Coordenador Operacional do 28º Batalhão de Polícia Militar em Andradina, sem, jamais, deixar de manter vínculos com Jales, onde sua família continua residindo. Em 2016, atingiu o posto de Tenente-Coronel e, ao completar seu tempo de serviço, passou à reserva, encerrando uma brilhante carreira.
Ao longo de sua carreira recebeu as seguintes Honrarias: Medalha Pedro Dias de Campos; Medalha Valor Militar em Grau Prata; Láurea de Mérito Pessoal do 2º Grau, e 73 menções elogiadas em assentamentos.
Seja por meio de sua atuação no Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança e o bem-estar da população, ou por sua contribuição no campo jurídico, auxiliando na defesa dos direitos dos cidadãos, Luís Carlos Cobacho Presutto construiu um legado que merece ser celebrado.
Portanto, a concessão do Título de Cidadão Jalesense ao Tenente-Coronel da Reserva e ao advogado Luís Carlos Cobacho Presutto não é apenas um reconhecimento pelos anos de dedicação à segurança pública e à advocacia, mas também uma forma de homenagear seu comprometimento profundo com a comunidade jalesense”.
Outros detalhes do Projeto de Decreto Legislativo estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/50449.