Vereadores questionam a qualidade do asfalto junto ao Secretário de Obras
24 de março de 2010

O Secretário de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Antonio Marcos Miranda, atendendo ao requerimento dos vereadores membros da Comissão Permanente de Obras, aprovado em 08 de janeiro de 2010 participou da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales realizada nessa segunda-feira (22). Miranda foi indagado pelos vereadores principalmente quanto à qualidade do asfalto e do recapeamento realizado na cidade.
Miranda, inicialmente, fez a leitura de um relatório com dados técnicos sobre a qualidade do recape realizado pela Prefeitura Municipal e igualmente por uma empresa terceirizada no período de 2007 e 2008. Ele disse que foram realizados conforme Normas Técnicas de Execução do D.E.R. (Departamento de Estradas de Rodagem).
Em seu relatório, Miranda acrescenta que nos anos de 2007 e 2008 foram realizados aproximadamente 50.000 m2 (cinquenta mil metros quadrados) de recapeamento nos bairros do Jd. Paraíso, Jd. Paulista, Jd Roque Viola, Jd. Novo Mundo, Jd. Trianon, Jd. América, Rua França, Rua Nove próximo à Unijales, Avenida Francisco Jalles e também pavimentação asfáltica na Avenida Lourival de Souza.
Questionado pela péssima qualidade do recapeamento realizado, o secretário Miranda deixou claro que a administração reconhece que houve problema no recapeamento e que, segundo ele, nesse ano será feita a recuperação dos pavimentos com recursos próprios do município. Miranda também diz que está prevista a pavimentação asfáltica na estrada que dá acesso à Escola Agrícola, ao Cemitério novo e à Marginal Ayrton Senna ligando o Bairro São Gabriel ao Distrito Industrial III.
De acordo com o secretário, esse recapeamento feito pela Prefeitura com mão-de-obra própria teve um custo de R$ 5,00 (cinco reais) o metro quadrado, se realizado por uma empresa terceirizada, o custo seria de R$ 22,00 (vinte e dois reais) o metro quadrado, uma diferença considerável.
A vereadora Aracy (Tatinha) questionou o secretário quanto aos dados técnicos e, para ilustrar, trouxe um pedaço de asfalto com medidas fora do padrão apresentado pelo secretário Miranda, que alegou um pavimento de 3,5 cm de espessura. Tatinha mostrou que o pedaço que tinha em mãos era de 1,4 cm, uma diferença grande, salientou ela
Ao final, o senhor presidente, Luís Especiato, usou a palavra e agradeceu ao secretário o atendimento à convocação da Câmara Municipal e elogiou Miranda pelo seu trabalho à frente daquela pasta.