Vereadoras questionam Consirj sobre conserto de mamógrafo
27 de abril de 2021
As vereadoras Andrea Moreto (Pode) e Carol Amador (MDB), em Sessão Ordinária (26), apresentaram um requerimento questionando o prefeito, que também é o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (Consirj), se foi feito um orçamento para consertar o mamógrafo.
Amador comentou o requerimento: “É um exame que faz parte da rotina fundamental na prevenção do câncer de mama, precisamos desse aparelho funcionando. Temos um aparelho que poderia estar suprindo essas necessidades, pode atender os outros quinze municípios do Consirj. O câncer de mama é prevenível. Por ser um exame de rotina, as pastas nas unidades têm aumentado muito”.
Moreto falou sobre a propositura: “Ano passado, devido à covid-19, não tivemos a carreta para atender as moradoras. Muitas mulheres precisam de acompanhamento anual, eu mesma sou uma delas. Se pular um ano, pode ser que no seguinte possa dar um resultado negativo. No AME vai ser muito lento usando só aquele aparelho. Vou solicitar ao prefeito que no período do Outubro Rosa, a gente marque um dia ou dois da semana para que ele disponibilize um ônibus ou van para levar as mulheres para fazer exames enquanto esse mamógrafo esteja em manutenção”
As parlamentares indagaram qual é a demanda para exames de mamografia nas Unidades Básicas de Saúde, há quanto tempo o mamógrafo do Consirj está sem uso e se os demais municípios do consórcio intermunicipal já foram comunicados do problema.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).