Presidenta da Câmara faz visita ao Museu das Drogas, instalado na Praça do Jacaré
26 de junho de 2008

Nesta quinta-feira, 26, a presidenta da Câmara Municipal de Jales, Aracy de Oliveira Murari Cardozo (Tatinha) esteve na Praça João Mariano de Freitas, visitando o Museu das Drogas.
O convite foi feito pela Polícia Civil de Jales, através do delegado, Altair Ramos Leon, Diretor da Delpol da 93ª Ciretran, em comemoração ao ?Dia Municipal de Combate ao Uso de Drogas?, conforme Lei Municipal nº 3.234/2007.
O Museu das Drogas está expondo os tipos de drogas existentes. Drogas são todas e quaisquer substâncias, naturais ou sintéticas que, introduzidas no organismo, modificam suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Por exemplo, a cafeína (do café) e a nicotina (presente no tabaco).
As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais.
Para a presidenta da Câmara Municipal, Aracy (Tatinha), que foi visitar a exposição, ?as drogas produzem efeitos na sociedade muito maiores do que nós imaginamos. Elas afetam o sistema nervoso central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento do cidadão provocando transtornos que prejudicam o dia-dia das pessoas envolvidas. Ações, como essa da Polícia Civil, são necessárias e bem-vindas para que eliminemos esse mal da nossa sociedade?, finalizou.