A Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), por meio da Moção de Aplausos nº 45/2025, homenageou o capitão da equipe Sub-20 do Cruzeiro Esporte Clube, Bruno Alves, convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 11 de agosto, na 1830ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales. Na ocasião, estiveram presentes a mãe Deise e parentes do jogador para acompanharem a deliberação da proposta.
“Ele foi em busca de seu sonho. Essa homenagem vai para o Bruno, que hoje [ontem] fez um gol no Paraguai, mas o coração dele estava em Jales. Celebramos a evolução desse jovem de família negra e humilde. Essa convocação para representar o Brasil e a cidade de Jales na seleção Sub-20 no Paraguai é só o início. Tenho certeza de que ele será convocado para representar o Brasil na Copa, e a Deise também tem. Parabéns, Bruno. Que essa seja apenas uma de muitas outras vitórias que virão. [Direcionando-se à mãe de Alves] Mas na verdade, Deise, essa homenagem também é a você, que foi forte, firme, guerreira. Parabéns, mãe Deise, pelo sucesso de Bruno Alves”, declarou Moreto na Sessão Ordinária.
Na Moção, a Edil manifestou “os mais entusiásticos e calorosos aplausos por sua promissora trajetória no futebol brasileiro, iniciada em nossa cidade, e que hoje o projeta como uma das grandes revelações da nova geração do esporte nacional”.
“Bruno Alves nasceu em 5 de agosto de 2005 no município de Jales-SP, e foi criado no bairro Big Plaza, onde, desde muito cedo, demonstrou aptidão, disciplina e amor pelo esporte. Com apenas sete anos de idade, ingressou na Associação de Pais e Amigos do Futsal de Jales - APAFUJ, dando início a uma caminhada marcada por dedicação, técnica apurada e notável força de vontade”, relata a Moção.
Nela também consta que durante os sete anos em que integrou o projeto esportivo da APAFUJ, conciliou os treinos de futsal e futebol de campo, atuando também por clubes como América Futebol Clube e Rio Preto Esporte Clube, “sempre com o apoio decisivo da família, que arcava com as despesas e proporcionava a ele as condições necessárias para o desenvolvimento de seu talento”.
“Aos catorze anos, Bruno deixou a APAFUJ e passou a defender o Grêmio Novorizontino. Em seguida, foi contratado pelo Cruzeiro Esporte Clube, uma das mais tradicionais agremiações do futebol brasileiro, onde teve uma importante mudança de posição em campo: de atacante, passou a atuar como zagueiro. A transição foi bem-sucedida e hoje Bruno é titular absoluto, capitão da equipe Sub-20 do Cruzeiro e considerado uma das joias da base celeste”, é detalhado na propositura.
Moreto acrescenta ainda, no documento, que seu desempenho vem chamando a atenção de diversos clubes, inclusive do exterior, e sua cláusula de rescisão internacional é estipulada em setenta milhões de euros. “Recentemente, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira Sub-20, participando de amistosos a serem realizados no Paraguai neste mês de agosto de 2025, o que representa não apenas um marco em sua carreira, mas também motivo de orgulho para toda a comunidade jalesense”, é destacado na Moção.
A trajetória de Bruno Alves, de acordo com a Vereadora no documento, simboliza o valor do esporte como instrumento de transformação social e de construção de um futuro digno e vitorioso para a juventude. “Seu exemplo deve ser celebrado, pois inspira outros jovens de nossa cidade a acreditarem em seus sonhos e perseverarem na busca por seus objetivos”, escreveu a parlamentar.
“A Câmara Municipal de Jales registra publicamente os parabéns a Bruno Alves, a seus pais, padrasto, familiares e amigos, que foram e são pilares fundamentais em sua formação e conquista”, finaliza a Moção.
Mais detalhes estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52589.