Os Vereadores Rivelino Rodrigues (PP) e Fábio Kazuto Matsumura (PRD), por meio da Moção de Pesar nº 34/2025, prestaram homenagem póstuma a Antônio Aparecido Viola, mais conhecido como Niquinho Viola. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira, dia 1º de julho, na 1826ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
No documento, os Edis manifestam votos de profundo pesar pelo seu falecimento, ocorrido no dia 10 de junho, aos 77 anos de idade. “Antônio Aparecido Viola, carinhosamente conhecido por todos como Niquinho Viola, deixa um legado de trabalho, amizade e dedicação à comunidade. Nascido em Jales, fixou residência na cidade, onde criou sua família e construiu sólidas relações de amizade e respeito”, diz a Moção.
Também consta na propositura que Niquinho atuou com destaque no ramo do café, tendo sua propriedade e escritório comercial localizados em Monte Carmelo, Minas Gerais, e que mesmo com suas atividades comerciais fora do município, manteve forte vínculo com Jales, onde sempre foi presença constante nos eventos sociais e comunitários.
“Reconhecido por sua generosidade e espírito solidário, Niquinho era famoso por sua tradicional receita de linguiça cuiabana e pelos churrascos beneficentes que organizava e patrocinava, muitas vezes destinados a auxiliarem pessoas em situação de vulnerabilidade ou a arrecadarem fundos para entidades assistenciais locais. Mais do que um patrocinador, Niquinho fazia questão de participar ativamente da produção dos alimentos, demonstrando seu compromisso com as causas sociais”, destacam Rodrigues e Kazuto no documento.
Na continuação, na Moção é afirmado que “nos últimos meses, enfrentou com coragem e dignidade uma dura batalha contra o câncer, recebendo cuidados paliativos junto de sua esposa e filhos em sua residência em Jales, onde veio a falecer, cercado pelo carinho de seus familiares”.
“Neste momento de profunda dor e consternação, a Câmara Municipal de Jales expressa publicamente suas condolências à família enlutada, estendendo sua solidariedade aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de compartilhar da convivência de Niquinho Viola, cuja memória permanecerá viva entre os que o conheceram”, finalizam Rodrigues e Kazuto na propositura.
Outros detalhes sobre a Moção estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/52187.

segunda, 27 de outubro de 2025 
