Por meio do Requerimento nº 71/2025, a Vereadora Franciele Cristina Villa Matos (PL) solicitou à Prefeitura informações sobre a falta de médicos pediatras nas unidades de Estratégia de Saúde da Família - ESFs do município, entre outras questões sobre o tema. A propositura foi aprovada por nove votos a favor e uma abstenção da vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE) nesta segunda-feira, dia 5 de maio, na 1820ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
“Todos nós [Vereadores] recebemos reclamações de mães de que nos postos de saúde não há pediatra. Precisamos fiscalizar mais. Ninguém marca data para ficar doente. Agendar atendimentos de rotina é uma coisa, mas chegar à unidade e não ser atendida, e ter que procurar uma unidade passando mal não é fácil. E precisamos ter mais respeito com as mães. Precisamos saber do Executivo porque não há pediatra. Fiquei sabendo que há três pediatras em Jales para atender todo o município”, afirmou Villa na Sessão.
A Edil acrescentou que, após postar seu Requerimento, “alguém veio me dizer que não tem pediatras porque não pagam bem”. “Não sei do valor e da carga horária, mas precisamos colocar pediatras nessas unidades para dar suporte a essas mães”, ressaltou.
Moreto, que se absteve da votação, argumentou que “temos sessenta horas de pediatria no município e todas as unidades têm pediatra, e o médico da família atende pessoas de zero a cem anos”. “Quando você vai à unidade e não tem pediatra, mas a mãe insiste em passar [o filho] por esse profissional - porque existe essa cultura, e não sou contra -, o enfermeiro-chefe avalia e estende a outra unidade para acolher aquela criança, então ela não fica desassistida”, explicou.
A parlamentar salientou ter muito respeito pela Secretária Municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, “porque vejo o quanto as equipes [de saúde] correm fazendo essa estratégia de atendimento noturno [entre outros]”. “Tem coisas que conseguimos ir lá e discutir quando não funciona. [Sobre] a saúde do nosso município, nesse sentido, não temos do que reclamar porque ela é dirigida por excelentes profissionais, a começar pela Secretária de Saúde”, colocou Moreto.
Detalhes sobre o Requerimento estão disponíveis no link https://jales.siscam.com.br/Documentos/Documento/51577.