Prefeitura vai elaborar cartilha com orientações para poda de árvores
18 de maio de 2022
A vereadora Carol Amador (MDB), em requerimento, questionou se a Prefeitura poderia fazer campanhas de conscientização de podas irregulares de árvores.
Amador explicou que as podas causam prejuízos à natureza e oferecem risco de acidentes àqueles que fazem o serviço. A poda drástica de árvores que estão localizadas em calçadas ou fora de lotes é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (nº 9605/98).
Amador também questionou o que a Prefeitura estava fazendo para cumprir a Lei Ambiental e que medidas adotou para coibir a poda irregular de árvores.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que os técnicos e fiscais ambientais fiscalizam e vistoriam os pedidos de poda que a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente recebe. Esses funcionários também orientam os munícipes sobre como realizar a poda de forma correta.
A Prefeitura afirmou que está elaborando um projeto de lei sobre poda de árvores e uma cartilha que será disponibilizada na página oficial do Executivo. A administração também vai fazer uma campanha de educação ambiental nas escolas.