Ir para a página principal.Home    Ir para or formulário de contato.Contato
CÂMARA
Mesa Diretora
Vereadores
Comissões
Administração
Fotos
Eventos
WEB TV
Parlamento Jovem
HISTÓRIA
Dados Históricos
Legislaturas
Ex-Presidentes
Títulos e Medalhas
Símbolos do Município
Livro - Jales 70 Anos
CONSULTA
Legislação
Proposituras
Relatórios Anuais
Lei Orgânica
Regimento Interno
Código de Ética
SESSÕES
Expediente
Ordem do Dia
Resumo
Ata
CONCURSO
2006
MUNICÍPIO
Jales On Line
Ex-Prefeitos
LINKS

Hino Oficial de Jales

clique para ouvir

Notícias
Imprimir | Ler mais | Pesquisar
Atribuição de Aulas
Professores participam de atribuição de aulas na Câmara Municipal de Jales
8/fev/2012

fonte: Douglas Zílio - Assessoria de Comunicação CM Jales


Assessoria de Comunicacão CM Jales
O Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Jales, recebeu centenas de professores para a atribuição de aulas na rede Estadual de ensino


























Professores de 25 municípios da região participaram na quarta-feira, dia 08 de fevereiro, do processo de atribuição de aulas para o ano letivo de 2012. Segundo a Dirigente Regional de Ensino, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, as atribuições aconteceram no dia 23 de janeiro e, na quarta-feira, foram atribuídas as aulas de professores que precisaram se afastar, seja por problemas de saúde, aposentadoria ou por realizarem outros trabalhos de magistério. O evento foi realizado no Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Jales.
"Estamos aqui na Câmara porque o espaço foi gentilmente cedido pelo presidente Luiz Henrique Viotto, a quem agradecemos. Agradecemos também aos funcionários dessa Casa e a todos os vereadores por cederem esse local que é tão propício para a atribuição de aulas. Aqui os professores ficam bem acomodados, as bancas de trabalho conseguem realizar suas atividades bem feitas e, nesse momento, não poderíamos contar com o espaço físico das escolas porque nossos alunos já estão em aula. A Secretaria de Ensino é pequena para acomodar tantos candidatos", contou a dirigente de ensino.
O evento foi dividido entre os períodos matutino e vespertino. Pela manhã foram atendidos os professores efetivos, com aulas livres, os que se aposentaram e deixaram as aulas, além das aulas de substituição. "São professores com estabilidade, garantida tanto pela Constituição Federal quanto pela Lei 1010 do Estado de São Paulo". No período da tarde foram recebidos os candidatos de contratação. "Vamos chamar aqueles que também tem estabilidade, mas que não foram aprovados na Prova Seletiva, além dos professores que são de outras Diretorias de Ensino e que pretendem trabalhar aqui conosco". De acordo com a Dirigente Regional de Ensino, Marlene Jacomassi, "isso tudo é para que possamos dar continuidade às aulas sem ausência de professores em sala. Nessa primeira semana de aulas, tivemos que lançar mão de professores substitutos. Com essa atribuição, os professores se comprometem com as aulas até o final do ano, se forem livres, ou até o final da substituição, no caso de professores substitutos", explicou.

Números

Professores participaram da atribuição de aulas para 33 escolas. Dessas, uma oferece aulas de primeira à quarta série no município de Dirce Reis. As demais estão distribuídas em 25 municípios. "O interessante é que Jales, na educação, congrega essas 25 cidades. A região de Auriflama, por exemplo, está aqui, assim como a região de Suzanápolis e Santa Fé do Sul. É um número bastante significativo. Nossa área de abrangência também é significativa", ressaltou Marlene.

Acompanhamento

Para a Dirigente Regional de Ensino, é de fundamental importância o acompanhamento feito após o início do trabalho pedagógico. "Agora vamos iniciar o trabalho pedagógico. Primeiro se atribui as aulas e posteriormente fazemos esse acompanhamento. É muito importante realizarmos esse trabalho nas escolas, junto aos professores que estão em sala de aula, diretores e coordenadores. Vamos chamar os professores para a Diretoria de Ensino para oferecer formação continuada".
As inovações na rede estadual de ensino são as medidas implantadas pelo Secretário de Estado da Educação, o Professor Herman Voorwald, que é acadêmico da UNESP. Ainda, segundo Jacomassi, Voorwald visitou pontos no Estado de São Paulo e ouviu o corpo docente de diversas escolas e diretorias de ensino. "Ele [Herman Voorwald] teve um trabalho inédito que foi o de ouvir o que os professores pensam, o que os professores vivem nas escolas e quais as dificuldades apresentavam. Em 2011 ele esteve em 15 pontos do Estado, ouvindo os professores, diretores, coordenadores, supervisores e aí ele fez a programação para 2012" comentou a dirigente. Os programas incorporados à rede neste ano são o "Professor Auxiliar" e o "Recuperação Intensiva". O primeiro, em salas em que houver necessidade e que ultrapasse trinta alunos, junto com o professor da turma, haverá um professor auxiliar que será atribuído em março. O segundo, já foi iniciado. "Temos 12 salas de aula [de Recuperação Intensiva] distribuídas em diversos municípios da região. Elas estão em Dirce Reis, duas em Urânia, além de salas em Jales, Dirce Reis e Suzanápolis. Essas aulas já foram atribuídas e os alunos terão um acompanhamento mais detalhado, já que são salas menores com até 20 alunos que apresentam mais dificuldades. Nessas salas, os professores terão mais tempo de se dedicarem às dificuldades específicas dos alunos. Esse é um programa que veio atender à várias reivindicações" disse Jacomassi.

Retorno às aulas

Na área de atuação da Diretoria Regional de Ensino de Jales, quinze mil alunos, nos vinte e cinco municípios, retornaram às aulas no dia primeiro de fevereiro, mas segundo a dirigente Marlene, uma turma tem demorado um pouco mais para irem às escolas. "Os alunos do período noturno estão demorando um pouco pra chegar. Então, eu conclamo aqui, quem está matriculado a noite" disse. Nas escolas Euphly Jales, Carlos de Arnaldo, Juvenal Geraldeli e Sueli Batista, os alunos desse período são aguardados, além de vagas disponíveis para serem preenchidas na Dom Artur Horsthuis. Estes alunos, segundo ela, são dos 2ºs e 3ºs colegiais, como eram chamados essas turmas. Nas demais escolas, nos períodos de aula, os alunos foram recepcionados de diversas maneiras e atividades, facilitando um melhor entrosamento e integração.








Leia mais

Amigo Bicho
Vereador requer ao Executivo informações sobre auxílio à Associação Amigo Bicho
28/ago/2014

Comboio
Vereadores requerem ao Executivo informações sobre organização do Comboio
26/ago/2014

Vereança
Presidente da Câmara recebe alunos da Escola Euphly Jalles e fala sobre trabalho do Poder Legislativo
25/ago/2014

Capacitação
Vereadores participam de curso de capacitação promovido pelo TCESP e UVESP
21/ago/2014

Festa do Motorista
Após Festa do Motorista, situação do campo de futebol do "Novo Pontal" preocupa vereadores
11/ago/2014

CIP
Vereadores questionam Executivo acerca de utilização de recursos da CIP
8/ago/2014

Portarias
Vereadores questionam concessões e retiradas de portarias de servidores públicos municipais
7/ago/2014

Representação
Câmara recebe outra representação contra prefeita Eunice Mistilides
6/ago/2014

Comissão Processante
Liminar suspende novamente os trabalhos da Comissão Processante
4/ago/2014

Nota de Esclarecimento
Nota de Esclarecimento - SERVIDORES PAGAM POR DESMANDOS DO EXECUTIVO
1/ago/2014

© 2005-2014 - Câmara Municipal de Jales - Todos os direitos reservados